terça-feira, 14 de agosto de 2012

Vida, respiração e tudo mais

Um médico determinado na hora e no lugar certo foi a salvação do idoso que se engasgou com um pedaço de carne numa churrascaria em Porto Alegre. Ao perceber que o homem não conseguia respirar, o cirurgião que almoçava no mesmo local, com uma faca comum fez um corte no pescoço da vítima e inseriu uma caneta para voltar a respiração. Este fato incomum bem no Dia dos Pais me fez pensar nas palavras finais do livro bíblico dos Salmos: “Todo o ser que respira louve ao Senhor” (150.6).
Não é preciso ficar engasgado e sem poder respirar para descobrir o quanto a nossa vida é instável e arriscada. Basta entrar no automóvel e podemos sofrer um acidente, estar na rua ou em casa e enfrentar um assalto, no sofá e passar por um AVC, no shopping e contrair a gripe A. “Estamos em perigo de morte o dia inteiro” (Romanos 8.36), lembram as Sagradas Escrituras. Isto deveria nos manter mais humildes e sensíveis. Isto deveria nos tornar mais agradecidos ao Médico dos médicos, ao Pai dos pais, e assim atender o convite: “Todo o ser que respira louve ao Senhor”.
“É ele mesmo quem dá a todos vida, respiração e tudo mais” (Atos 17.25), também diz a Bíblia sobre a nossa dependência divina. Mas esquecemos disto facilmente. É preciso então ficar engasgado com um simples pedaço de carne e milagrosamente sobreviver, para descobrir o quanto a vida está pendurada num fio, ou melhor, o quanto a vida depende de uma traqueia desobstruída. No entanto, quando pensamos em outra respiração, aquela que oxigena a alma e devolve a vida para sempre, então temos muito mais razão para louvar ao Senhor. Ele abriu a nossa alma com a cruz e desimpediu a passagem para os céus. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, disse Jesus. Para a nossa tranquilidade, ele está sempre do nosso lado, seja na hora quando nos engasgamos ou quando engolimos sem nenhum problema.
Marcos Schmidt
pastor luterano

2 comentários:

  1. Legal que agora a Comunidade Luterana de Santiago tem um blog! Esse é um belo instrumento de Iformação e, acima de tudo, pregação do Evangelho. Deus abençoe!

    ResponderExcluir