sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Culto tradicionalista

Gauchada;
No sábado ás 19h vamos ter nosso culto crioulo! As leituras bíblicas são as seguintes:

Jeremias 11.18-20

O SENHOR Deus, o Patrão das Alturas, me informou e eu fiquei sabendo direitinho: os meus inimigos estavam fazendo planos contra mim. E eu na maior inocência, que nem um borrego (cordeiro) manso que é levado pra degola no matadouro. Eu não sabia que era contra mim que eles estavam planejando coisa ruim (o mal). Diziam uns pros outros: Vamos derrubar aquela árvore enquanto ela ainda está forte. Vamos acabar com esse Jeremias para que ninguém nunca mais se lembre dele.

Então eu fiz a seguinte oração: Ó SENHOR Todo-Poderoso, tu és um juiz justo. Tu examinas o que as pessoas pensam e examinas também os sentimentos delas. Vou esperar para ver a tua vingança contra essa gente, porque entreguei a situação desse caso nas tuas mãos.

Tiago 3.13—4.10

Será que tem no meio de vocês algum vivente que seja sábio e entendido? Pois que esse tal prove que é tudo isso, pelo seu bom comportamento e por meio de suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se vocês têm ciúmes e uma inveja dessas bem amargas no coração, então não mintam contra a verdade e não fiquem todo prosa por aí, pensando que são gente sábia. Esse tipo de sabedoria não vem do lá céu; é uma sabedoria que é deste mundo, sabedoria da nossa natureza humana, coisa diabólica. Porque, onde tem ciúme e inveja, aí também tem bochincho e todo tipo de coisa ruim. A sabedoria que vem do Patrão das Alturas é, em primeiro lugar, pura; é também pacífica, bondosa e amigável. Essa sabedoria vem recheada de misericórdia e boas ações. Não trata uns melhor do que os outros e é livre de fingimento. Porque a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram espalhadas pelos que trabalham em favor da paz.

De onde é que vêm as guerras e os entreveros no meio de vocês? Não é verdade que tudo isso vem dos maus desejos que estão sempre em pé de guerra dentro de vocês? Vocês querem um montão de coisas, mas, como não conseguem ter tudo isso, estão dispostos até a matar pra mode conseguir. Vocês querem porque querem ter; mas, como não conseguem pôr a mão em tudo, brigam e começam uma guerra. Vocês não têm o que querem porque não pedem pra Deus. E, quando pedem, não recebem porque pedem com a intenção errada. Vocês pedem coisas pra mode poder esbanjar em seus próprios prazeres. Eta gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quer ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. Não pensem que é “de valde” (= debalde) que as Escrituras Sagradas dizem: “O espírito que Deus colocou dentro de nós está cheio de desejos violentos.” Porém a bondade que Deus mostra pra gente é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas com os humildes ele é bondoso”.

Portanto, obedeçam a Deus e botem o Diabo pra correr, que ele vai fugir de vocês. Se aprocheguem de Deus, e ele vai se aprochegar de vocês. Lavem as mãos, seus pecadores! Limpem o coração, seus hipócritas! Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as risadas de vocês em choro e que a alegria de vocês acabe em tristeza. Humilhem-se na presença do Senhor, e ele vai colocar vocês lá em cima, numa posição de honra.

Marcos 9.30-37

E saindo dali, Jesus e os discípulos dele (ou: os peões que viajavam com ele) continuaram com as andanças pelos rincões da Galileia. E ele não queria que nenhum vivente soubesse do paradeiro dele. Isso porque ele estava ensinando os discípulos e dizendo: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos de gente maleva. Ele vai ser morto por essa gente, mas três dias depois ele vai ressuscitar. Mas eles não entendiam nada do que Jesus falava, e estavam com receio de (ressabiados pra) perguntar.

Aí foram pras bandas da cidade de Cafarnaum. E quando entraram no rancho, Jesus perguntou pra eles: Que é que vocês tanto proseavam lá na estrada, na viajada pra cá? E eles ficaram mais quietos que rato de galpão. Isto porque na estrada tinham discutido quem deles seria o mais macanudo de todos. Aí Jesus puxou um mocho, se abancou, mandou que os doze se aprochegassem e disse: Se alguém quer ser o mais macanudo, deve ficar lá pra trás e ser o peão que serve a todos.

Aí Jesus tirou um piazito do meio da miuçalha e botou no meio deles. Deu um abraço cinchado nele e disse pros discípulos: Quem receber um piazito que nem esse, em meu nome, é a mim que recebe; e quem quer que recebe a mim, não recebe a mim, mas o Patrão das Alturas que me enviou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário